terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dica do Dia: Este ou Esse?

Há muitos vocábulos que nos causam dúvidas de qual usar em nosso discurso, é normal essas dúvidas na hora de escrever, principalmente quando ainda não entendemos o porquê de um e de outro. Uma dessas dúvidas comuns é o uso do Este ou do Esse.

Todos já devem saber usá-los como indicador de lugar: este, usamos para indicar algo mais perto do falante e esse, para algo mais perto do ouvinte.

O que geralmente causa dúvida é a aplicabilidade desses vocábulos no discurso. Quando redijo um texto, para que haja coesão e o texto não contenha palavras repetitivas, tenho de substituí-las por termos que refira à palavra dita anteriormente, é aí que entram os pronomes em estudo: este ou esse? Eis a questão...

Quando o termo que fazemos referência já foi dito anteriormente, usamos o esse. Exemplo:

      "Em 2010, diversas foram as campanhas, on-line ou não, que nos pediam para reduzir nossas emissões, economizar água, apagar as luzes, deixar de imprimir, e até para comparecer em eventos ditos sustentáveis. Todas essas campanhas ao redor do mundo nos pedem para mudar nossos comportamentos para salvar o Planeta." (http://essetalmeioambiente.com/)

Nesse (nesse e não neste, pois a frase já foi referida) exemplo, o pronome usado é o essas, pois se refere à "campanhas" dita no início da frase.

 Em situação contrária usaremos o este, que ocorre quando o objeto ou a situação que a que ele se refere ainda não foi explicitada. Exemplo:

"Este é o problema: diferenciar o uso dos dois pronomes"

Qual é o problema? diferenciar o uso dos pronomes, portanto, este veio no início do período anunciando o que seria dito depois.

Sei que em exemplos é bem mais fácil identificar e compreender a explicação, porém na hora de aplicar complica um pouco. Espero ter sido clara.

Em caso de dúvidas comentem ou mandem um e-mail para: revisando.com@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário